DSC 0228O Lar de Santo António preocupa-se com a segurança!
No decorrer de 2015, integrado na política de segurança do lar, decorreram diversas acções de formação e sensibilização, aos colaboradores e utentes, sobre segurança.
As acções incidiram, basicamente, sobre o Plano de Segurança da instituição, no sentido de verificar, analisar e melhorar procedimentos, no sentido também de uma melhoria na qualidade, que se possa traduzir, na eficácia e eficiência, perante situações de perigo.
Com a conclusão do processo formativo, foi realizado um simulacro de incêndio, no dia 12 de Dezembro de 2015. O simulacro, teve a colaboração directa de todos os colaboradores e utentes do lar, bem como entidades com responsabilidade na acção de socorro, segurança e assistência. Estiveram presentes, a Autoridade Nacional de Protecção Civil, através do Comando Distrital de Operações de Socorro de Portalegre, GNR de Crato, Protecção Civil do Município de Crato, Junta de Freguesia de Aldeia da Mata, Segurança Social de Portalegre e Bombeiros Voluntários de Crato.
Foram ainda convidados, os representantes dos diversos lares do concelho.
O exercício, foi considerado de grande êxito, permitindo testar e analisar o plano interno de segurança da instituição, bem como, treinar e instruir os bombeiros para futuras situações que possam vir a ocorrer no lar.
Na análise final, todos os intervenientes bem como os observadores, manifestaram a enorme importância, que se deve dar, no que respeita à segurança nos lares, bem como a necessidade de se aplicarem políticas de segurança a todos os colaboradores e utentes da instituição.
Contamos, em manter e melhorar, uma verdadeira politica para a segurança, no sentido de dotar o Lar de Santo António, de capacidades técnicas e humanas, que possam minimizar e precaver incidentes, de forma a que não existam incidentes de futuro e, se eles vierem a acontecer, estar-se preparados para os minimizar.
A promoção de uma “Cultura de Segurança”, estará e fará parte do nosso dia-a-dia!!!